16 de jun. de 2021

Terriorialidade foi tema central dos debates da tarde do primeiro dia de seminário

 

  Coordenada pelo professor Gilton Mendes dos Santos (NEAI – DAN e PPGAS/UFAM), a sessão 2 da mesa-redonda ‘Os Desafios dos Povos Tradicionais na Conjuntura Neoextrativista Continental’, que teve início às 13h30, do dia 15 de junho, contou com as participações dos professores Renato Athias (UFPE – Recife/PE) e Renato Fernandes Caetano (Faculdade Católica de Rondônia – Porto Velho/RO). 

   Para Renato Athias, o tema da mesa-redonda trouxe uma discussão de vanguarda, diante da situação econômica e de exploração atual, especialmente das Terras Indígenas. Ele citou as explanações das representantes dos povos indígenas que participaram da mesa da manhã, Nara Baré e Marcivana Sateré Mawé, que, conforme Athias, “trouxeram questões fundamentais e uma visão de fronteira e economia bastante diferentes da visão política dominante”.

    O professor apresentou um mapa, apontando as áreas de garimpo no alto rio Negro/AM, que “foram responsáveis por profundas transformações, causando um impacto direto na organização social dos povos indígenas”, na região de São Gabriel da Cachoeira/AM, por exemplo, e trouxe para o debate significativas informações acumuladas durante décadas de estudos etnológicos.

    Em seguida, Renato Fernandes Caetano fez uma exposição sobre a história de Rondônia e as transformações causadas por grandes empreendimentos ao longo da história, como as Missões; os ciclos da borracha, na Amazônia; a estrada de ferro Madeira-Mamoré, entre outros, que impactaram a vida dos povos indígenas e causaram conflitos socioambientais permanentes, acarretando em deslocamentos e redefinições territoriais, além de genocídios e destruição da cultura tradicional dos povos originários.

   O IV Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina. Uma proposta para a Amazônia acontece em ambiente virtual até o dia 17 de junho de 2021. O evento é gratuito e destinado a estudantes, professores, lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas, representantes dos órgãos públicos, organizações não governamentais, sociedade civil interessada, debatendo temas de importância crucial para a Amazônia das próximas décadas.

 

 

 

 

Todos os participantes que comprovarem presença em 75% do evento terão direito a certificado.

Assista, na íntegra, a essa sessão em: https://bit.ly/3vtU2KE

 

 

    O evento é uma realização do Laboratório de Estudos Panamazônicos, Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS), do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Social (IFCHS) da UFAM, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). É gratuito e destinado a estudantes, professores, lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas, representantes dos órgãos públicos, organizações não governamentais, sociedade civil interessada e se propõe a debater temas de importância crucial para a Amazônia das próximas décadas.

O IV Seminário está sendo transmitido pelo canal do LEPAPIS no YouTube: https://bit.ly/2RhzaZ1

Nenhum comentário:

Postar um comentário