Quem Somos


O Laboratório de Estudos Panamazônicos – Práticas de Pesquisa e Intervenção Social – LEPAPIS, é um laboratório aberto e interdisciplinar que desenvolve estudos sobre a região panamazônica, e reflete sobre as relações entre pesquisa e intervenção social. O recorte deste laboratório não esta dado pelos objetos da pesquisa, senão pela abordagem teórico – metodológica que prioriza a compreensão da qualidade das práticas de pesquisa e da intervenção social produzida por agências ou instituições que se vinculam aos grupos de estudo. Também por seu interesse geo – estratégico dentro da Universidade Federal do Amazonas, Brasil, para dialogar com as tradições de conhecimentos e os saberes constituídos dentro da região panamazônica e suas fronteiras geográficas e gnoseológicas.

O LEPAPIS tem por objetivos:


I. Realizar pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais na região panamazônica.

II. Refletir as relações e os vínculos que sustentam as práticas de pesquisa e a intervenção social realizada pela academia junto com os sujeitos-co-autores da pesquisa.

III. Aprofundar e ampliar a cooperação técnico-científica existente entre a Universidade Federal do Amazonas e as universidades da região panamazônica a través de acordos interinstitucionais.

IV. Fomentar o diálogo político e a construção de redes sociais junto com as populações tradicionais, associações civis e órgãos públicos da região panamazônica.

V. Produzir eventos científicos e atividades que favoreçam e incentivem a produção e o intercambio de conhecimentos junto com as populações panamazônicas.

VI. Constituir acervo documental, audiovideográfico e bibliográfico.

VII. Divulgar e publicar os resultados das pesquisas;

VIII. Desenvolver e acolher projetos de pesquisa a fim de incentivar os estudos panamazônicos desde uma perspectiva transdiciplinar e fronteiriça.

IX. Captar e gerenciar recursos financeiros próprios, destinados à implantação e ao desenvolvimento dos seus projetos e das atividades previstas.