Linhas de Pesquisa



Antropologia dos Povos Panamazônicos


Esta linha de pesquisa tem por propósito o estudo antropológico dos povos da região panamazônica. Prioriza-se a situação de fronteira entre os países que conformam essa vasta região. Aborda-se os aspectos vinculados à geopolítica e as fronteiras nacionais, territorialidade e mobilidade, estudos comparativos sobre políticas e programas sociais e econômicos desenvolvidos pelos Estados nacionais, assim como as estratégias dos povos tradicionais e modernos na contemporaneidade.



Estudos Socio-Espaciais


Trata-se de um amplo campo cognitivo que contribui a conectar múltiplas relações que vinculam os processos espaciais e as práticas sociais. Esse interesse teórico-metodológico inflecte na contemporaneidade sobre categorias de organização do mundo, como o espaço e o tempo, e descreve o percurso e a convergência de áreas do conhecimento que permitem apreender os espaços de socialização e a socialização dos espaços.



Etnografias da Intervenção


Tem como objetivo compreender e refletir a intervenção em contextos diferenciados, como aqueles produzidos por pesquisadores, agências financiadoras, instituições governamentais e não-governamentais, entre outros, que se vinculam as populações de interesse social e acadêmica. Corresponde ao campo da negociação e dos riscos empíricos observados a partir de uma antropologia reflexiva atenta as formas variadas de alteridade.