7 de jun. de 2021

Documentário sobre os Hupd’äd remete a um olhar ímpar sobre a natureza

 “A humanidade, para os Hupd’äd, significa todas as coisas ao mesmo tempo: animais, pedras, lugares, as plantas, as árvores”, explica o etnólogo e pesquisador Renato Athias, no documentário AS PALAVRAS ENCANTADAS DOS HUPD’ÄH DA AMAZÔNIA – MESTRES DE SABERES NARRADOS. O filme foi lançado na França, em setembro de 2020, e é baseado no trabalho de 50 anos de pesquisa de Renato sobre o povo Hupd’äd, da Amazônia, reunindo em fotografias, filmagens, textos e músicas coletadas na década de 1980.

 

O filme dá voz também àqueles que o pesquisador chamou de seus mestres, seus colaboradores de pesquisa: Bihit, Mehtiw e Casimiro, chefes de clãs Hupd'äh, que vivem na zona interfluvial dos rios Papuri e Tiquié, na bacia do rio Uaupés, no noroeste da Amazônia Brasileira. A obra também oferece novos caminhos para a reflexão sobre as relações entre humanos e não humanos.

 

O documentário, que não está disponível para o grande público, foi gentilmente cedido por Renato Athias para o IV Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina e pode ser acessado no link:  https://www.youtube.com/watch?v=9tJe7A3IEe4

 


Ficha técnica

 

World Cultural Diversity

Apresenta:

AS PALAVRAS ENCANTADAS DOS HUPD’ÄH DA AMAZÔNIA – MESTRES DE SABERES NARRADOS POR RENATO ATHIAS

 52 Minutos, Maio 2020 (France, Brazil)

 

Escrito e Dirigido por Mina Rad

Edição: Isabel Castro

Tradução: Renato Athias

Dublagem: Lirian Monteiro e Renato Athias

 

Com os Hupd’äh, Bihit, Casi, Mehtiw (in memoriam)

 

IV Seminário Internacional

 

Renato Athias participará da sessão 3 da mesa-redonda Os Desafios dos Povos Tradicionais na Conjuntura Neoextrativista Continental, no dia 15 de junho, às 13h30 (horário de Manaus), no IV Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina: uma Proposta para a Amazônia.

Para participar, acesse e inscreva-se: https://bit.ly/3idcP9S

É gratuito.

 

Renato Athias é Doutor em Etnologia, atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. É também professor do Master Interuniversitário de Antropologia Iberoamericana da Universidade de Salamanca, na Espanha, e o vice-coordenador da Comissão de Museus e Patrimônio Cultural da União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário