12 de nov. de 2020

Ciclo de Conferências do LEPAPIS

 

  Pesquisadores da UFAM  

  promovem evento para  discutir territórios,  

  fronteiras e populações   em movimento. 





Manaus, 18 de outubro de 2020

 

Ao longo do mês de novembro e dezembro, o Laboratório de Estudos Panamazônicos, Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS) da Universidade Federal do Amazonas promoverá um evento virtual internacional para discutir visões e conceitos sobre territórios e populações em movimento.

 

Por todo o mundo tem-se visto com cada vez mais frequência populações inteiras sendo forçadas a deixar sua terra natal e buscar novos territórios. Para discutir esse fenômeno e os temas a ele relacionado, o Laboratório de Estudos Panamazônicos, Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (UFAM) organiza seu ciclo de conferências 2020 intitulado “Territórios, fronteiras e populações em movimento”. O evento ocorrerá nos dias 04, 11 e 18 de novembro e no dia 02 de dezembro, sendo transmitido pelo canal do Laboratório Panamazónico (LEPAPIS) no youtube.

 

Com participação de pesquisadores do Brasil, Canadá, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e Espanha, o evento busca articular estudos desenvolvidos em rede, tanto por países da Panamazônia quanto por grupos de universidades latino-americanas, norte-americanas e europeias, trazendo assim novos olhares sobre a movimentação das populações humanas no mundo e sua relação com a criação e transformação dos territórios.

 

A programação é totalmente virtual, e aborda discussões variadas sobre fronteiras, migrantes e refugiados, identidades étnicas e territórios de populações tradicionais, além de contar com momentos culturais.

 

O evento é produto do esforço conjunto da Rede de Estudos Socioespaciais, da Rede do Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, de movimentos sociais e da sociedade civil.

 

O evento é gratuito e os interessados em participar só precisam ficar atentos ao canal do LEPAPIS e às redes sociais do laboratório.

 

Com as participações internacionais e a transmissão aberta das discussões, os organizadores pretendem ampliar o debate sobre os fatores que geram o deslocamento das populações humanas e seus efeitos nas relações territoriais, convidando o publico a refletir sobre a temática.

 

 

Contatos:

 

(92) 98200-3319  

Email: labpanamazonico@gmail.com

José Basini, Coordenador do evento




  Ciclo de Conferências do LEPAPIS  

  TERRITÓRIOS, FRONTEIRAS E POPULAÇÕES EM MOVIMENTO  

 


Organiza: Laboratório Panamazónico – LEPAPIS

Departamento de Antropologia

Programa Pós-graduação Antropologia Social

Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

 

Manaus, novembro de 2020

Amazonas, Brasil.

 

 

 

1. PROGRAMAÇÃO

O ciclo de conferências Territórios, fronteiras e populações em movimento será realizado mediante sala virtual as quartas feiras de novembro e dezembro de 2020, nas datas indicadas, de 15h00 as 17h00, e prevê a realização das seguintes atividades:

 

1ª SEMANA (04/11) 15h00-17h00

 

Mesa-redonda: Territórios, fronteiras e populações em movimento

 

A relevância desta mesa fundamenta-se na exposição de considerações conceituais sobre territórios, fronteira e populações em movimento, assim como trazer a menção pesquisas em andamento vinculadas aos tópicos previamente mencionados.

 

Conferencistas:

 

Nicolás Guigou – UdelaR - Uruguai

Carlo Emilio Piazzini – INER – Colômbia

João Paulino da Silva Neto – UFRR- Brasil

 

Coordenador: José Basini – UFAM – Brasil.

 

 

2ª SEMANA (11/11) 15h00-17h00

 

Mesa-redonda: Migrantes, refugiados, indocumentados e criação de territórios

 

A mobilidade humana como categoria envolvente atualiza-se a partir de modos e situações diferenciadas ou/e inclusivas, de populações muitas vezes forçadas a deixar o locus de pertença primária, em procura de novos territórios. Esse deslocamento e ancoragem territorial denota a delimitação e criação de determinadas estéticas territoriais que além das políticas de acolhida dos governos e das organizações não governamentais , repercute significativamente na valoração de novos territórios criados pelos estrangeiros.

 

Conferencistas:

 

Eloy Rivas – CARLETON UNIVERSITY- Canada

Marcia Maria Oliveira – UFRR- Brasil

Luis Camarero – UNED – Espanha

 

Coordenador: Sidney A Silva – UFAM-Brasil

 

 

3ª SEMANA (18/11) 15h00-17h00

 

Mesa-redonda – Territórios e identidades étnicas

 

A presente mesa analisará diversos casos nos quais as populações tradicionais, povos originários e denominações afins inscrevem e registram suas memórias, trajetórias coletivas e modos de sociabilidade sobre determinadas marcas territoriais de caráter étnico.   

Conferencistas:

 

Dimitri Della Faille – UQO - Canadá                        

Renato Athias – UFPE - Brasil

Valeria Elizabeth Espiro – UNCA - Argentina

 

Coordenador: Raimundo Nonato Pereira da Silva – UFAM - Brasil

 

4ª SEMANA (02/12) 15h00 – 17h30

 

Mesa-redonda: Territórios indígenas, quilombolas e sistemas de crença

 

Esta mesa refere as cosmologias e/ou sistemas de crença de povos e coletivos tradicionais, de matriz pré-colonial, e suas particulares formas de configurar e habitar determinados territórios que até nossos dias mantem plena vigência.

 

Conferencistas

Ivar Buzzato – OPAN - Brasil

Raimundo Nonato Pereira da Silva – UFAM - Brasil

Thiago Mota Cardoso – UFAM - Brasil

 

 

Coordenadora: Luiza Dias Flores – UFAM – Brasil.

                        

 

 

 

2. RELEVÂNCIA E ABRANGÊNCIA DA TEdMÁTICA PARA ÁREA OU SETOR

1.Fortalecer o intercâmbio acadêmico de pesquisadores e professores estrangeiros e de estudantes da região amazônica e da América Latina, na abordagem dos estudos territoriais, sociais e ambientais respetivamente, e das ciências antropológicas.

2. Oportunizar a discussão de temas de interesse para a Amazônia a partir da participação de representantes de organizações sociais e pesquisadores de referência em temas como territórios, fronteiras e formas diversas de mobilidade humana, espaços transfronteiriços, aspectos socioambientais e geopolítica, com a participação de especialistas provenientes de diversas comunidades acadêmicas.

3. Fomentar a cooperação científica e o apoio técnico com a finalidade de encaminhar propostas de pesquisa e intervenção social, projetos de publicação e demais ações de interesse das instituições envolvidas

4. Incentivar a produção científica na área das Ciências Sociais e da antropologia.

5. Facilitar a participação de professores estrangeiros no quadro institucional, visando à integração ao quadro como professores visitantes/pesquisadores das universidades que participarão do evento.

 

3. COMPOSIÇÃO DO COMITÊ ORGANIZADOR E DO COMITÊ CIENTÍFICO

 

COMITÊ ORGANIZADOR

 

CHRISTIANE CAROLE EVENG

DANIEL TAVARES DOS SANTOS

DANIELA GATO

DIEGO DARLISSON

DIEGO OMAR DA SILVEIRA

EDEMILSON FROTA DE LIMA

JESIEL SANTOS DOS SANTOS

JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ

JOSÉ MARIO DOS SANTOS FERREIRA

LUCILLANY CARNEIRO DE SOUSA

MAYRA LUZ ALVARADO DAVILA

RAIMUNDO NONATO PEREIRA DA SILVA

ROBERTO SUÁREZ RENGIFO

SIMONE TAVARES DA SILVA

TATIANA AIGBA

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

CARLO EMILIO PIAZZINI SUÁREZ

JOSÉ EXEQUIEL BASINI RODRIGUEZ

LELIO NICOLAS GUIGOU MARDERO

LUIS FERNANDO DE SOUZA SANTOS

LUIZA DIAS FLORES

MARCIA MARIA OLIVEIRA

RAIMUNDO NONATO PEREIRA DA SILVA

RENATO MONTEIRO ATHIAS

SIDNEY A SILVA

THIAGO MOTA CARDOSO

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário